FAÇA PALESTRAS PARA SUA EMPRESA, CONTE COM NOSSOS PROFISSIONAIS!!!

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Hipertensão e Exercícios Físicos

Dr. Daniel Vicente Gonzaga
Fisioterapeuta

"...A prevenção inicial da hipertensão deve começar através de mudanças no estilo de vida, que incluem a prática de atividade física, o controle do peso, evitar o consumo de álcool, tabaco e sal..."


A hipertensão arterial sistêmica (HAS) também conhecida como hipertensão crônica ou ainda mais popularmente como pressão alta, é caracterizada pelo aumento excessivos da pressão arterial. Este distúrbio cardíaco tem crescido consideravelmente no mundo todo, resultando em um aumento considerável comparado com outras enfermidades.
Uma pessoa hipertensa significa que sua pressão arterial média é maior que o limite superior da faixa considerada normal. O nível médio de pressão normal em condições de repouso é de 120mmHg/80mmHg (12 por 8), sendo o indivíduo considerado hipertenso quando a pressão sanguínea é maior ou igual a 140mmHg/90mmHg (14 por 9).
A maneira mais eficiente de combater a hipertensão arterial é através da prevenção, evitando até mesmo suas complicações. A prevenção inicial da hipertensão deve
começar através de mudanças no estilo de vida, que incluem a prática de atividade física, o controle do peso, evitar o consumo de álcool, tabaco e sal.
Os estudos mostram que os efeitos benéficos ocorrem quando se utilizam todas as formas aeróbicas de exercícios, como natação, corrida e atletismo de uma forma controlada e regular.
Deve-se ter uma atenção especial quanto ao tipo dos exercícios, pois nem todos devem ser utilizados. Os exercícios isométricos, como levantamento de peso, além de ser contra-indiciado não trazerem efeitos benéficos e podem induzir à elevação acentuada da pressão arterial, com sérios riscos à saúde. Pode, ainda, produzir hipertrofia concêntrica no ventrículo esquerdo e complicações, como distúrbios do ritmo cardíaco.
O exercício aeróbico dinâmico, como a caminhada rápida, trotar, correr e a natação, não acarretam aumento na espessura muscular do coração e são recomendados para os hipertensos, que fazem uso de medicação hipotensora. Este tipo de exercício deve ser realizado com uma intensidade moderada com frequência semanal de 3 a 5 dias e 30 a 60 minutos por sessão. 

Os benefícios que os hipertensos encontram com a prática de exercícios regulares são inúmeros, como por exemplo:
  • Reduz a tensão arterial em repouso;
  • Reduz a tensão arterial durante o exercício;
  • Emagrecimento;
  • Elevação do HDL (bom colesterol);
  • Diminuição do LDL (mau colesterol);
  • Perda de sal e água através da sudorese;
  • Diminuição da viscosidade do sangue;
  • Melhora da freqüência cardíaca;
  • Efeito psicológico favorável de "bem estar";
  • Etc.            


Estudos mostram que na hipertensão do obeso, o exercício físico reduz a insulina que, por sua vez, reduz a absorção de sal no organismo, diminuindo, tanto o peso, como a hipertensão arterial.
Como a hipertensão pode ser assintomática, (passar despercebida durante muitos anos), é ideal que todos (mesmo os que não sofrem de hipertensão) realizem exames regularmente, em intervalos periódicos. Tanto em indivíduos sedentários como em hipertensos observa-se uma redução na pressão arterial em consequência da realização de atividade física
Antes de iniciar quaisquer práticas de exercícios, todos devem submeter-se a exames físicos e laboratoriais e também testes ergométricos, para avaliação do estado funcional do coração e da pressão arterial, com o fim de que a prática das atividades físicas realmente traga benefícios e protejam o indivíduo que as praticam.

Outro item também importante a se observar ao iniciar uma atividade física, é a saúde das articulações, principalmente a dos joelhos e coluna, onde o profissional mais indicado e confiável é o fisioterapeuta, que além de fazer uma detalhada avaliação postural e funcional, poderá indicar o uso de calçados adequados para cada tipo de atividade a ser praticada.
Não importa qual é o seu estado de saúde, o ideal é que você sempre busque um Médico Cardiologista, Fisioterapeuta, Educador Físico e Nutricionista, para que seu esporte realmente lhe traga mais saúde e bem-estar.


4 comentários:

  1. O Importante é aceitar que não existe receita milagrosa, mas sim disciplina e determinação. Somente a combinação de exercícios, dieta (hábito alimentar), e bons hábitos fisiológicos é que fazem a diferença.

    ResponderExcluir
  2. Sim, com certeza Carlos ... você disse a palavra chave e talvez a mais importante, "DISCIPLINA".
    Obrigado pelo seu comentário que enriqueceu o artigo.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo artigo que traz informações atualizadas sobre o perigo que a hipertensão arterial representa e os benefícios do exercício físico praticado de forma adequada.

    ResponderExcluir
  4. PARABENSSS DR DANIEL
    MUITO BOM, REALMENTE A ESSAS INFORMAÇÕES TA BEM CONCRETAS, TEM Q SEGUIR A REGRA HIPERTENSÃO Ñ EH BRINCADEIRA.
    ANDRÉA

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário sobre o assunto!!!