FAÇA PALESTRAS PARA SUA EMPRESA, CONTE COM NOSSOS PROFISSIONAIS!!!

terça-feira, 29 de maio de 2012

PASSAR MUITO TEMPO DENTRO DO VEÍCULO PODE SER PREJUDICIAL À SAÚDE

Dr. Daniel V. Gonzaga
Fisioterapeuta

"...Na realidade, na maioria das vezes, as dores são provocadas pela má postura da pessoa dentro do veículo (...) Todo indivíduo, principalmente o motorista, deve estar confortável, por isso é importante fazer todos os ajustes necessários antes de ligar o carro..."


É comum para os moradores das grandes cidades passarem muito tempo dentro do automóvel, e isso pode ser muito prejudicial à saúde. Podemos classificar em dois grupos os problemas causados pelo excesso de tempo de permanência dentro de um veículo; Os problemas gerados em curto prazo e os problemas gerados em médio e longo prazo.
Problemas gerados em curto prazo:
O tempo limite ideal pra passarmos dentro de um veículo seria de no máximo uma hora / uma hora e meia. Depois disso, o corpo começa a esboçar a necessidade de movimentos.
A principio a pessoa começa a sentir incômodo nas costas, no pescoço, uma leve dormência nas pernas. Passar horas seguidas atrás do volante pode resultar em várias dores pelo corpo. As consequências imediatas de permanecermos por muito tempo dentro do carro, refletem diretamente em nossos músculos e articulações, e estas dores no pescoço e na coluna vão se intensificando e se tornando cada vez mais
frequentes, além de que estas dores podem se estenderem ao longo dos dias, mesmo quando não estamos dentro do veículo.
Na realidade, na maioria das vezes, essas dores são provocadas pela má postura da pessoa dentro do veículo. 



·         Problemas gerados em médio e longo prazo:
Em médio e longo prazo, os problemas vão tomando um rumo diferente e mais preocupante.
Um estudo recente realizado na Universidade de Washington, nos Estados Unidos, mostra que as pessoas que permanecem longos períodos no trânsito, tem uma maior possibilidade de apresentar problemas cardiorrespiratórios, maior facilidade à obesidade e aumento da pressão arterial, ou seja, o indivíduo passa a apresentar com evidências os sintomas mais graves do sedentarismo. Com isso, a pessoa vai perceber uma maior dificuldade ao realizar qualquer atividade física, inclusive aquelas atividades comuns do dia a dia. 

·         Como prevenir estes problemas:

É evidente que não seja a realidade da maioria das pessoas devido à correria do dia a dia, mas sempre que possível devemos realizar alongamentos antes do início da maratona no trânsito, principalmente os braços, as pernas, pescoço e ombros, pois isso estimula uma maior circulação sanguínea, evitando os primeiros desconfortos da longa permanência sentados no veículo. É recomendável fazer pausas em no máximo a cada uma hora e meia para que possamos ficar em pé e repetir rapidamente e de maneira simples os alongamentos.
Todo indivíduo, principalmente o motorista, deve estar confortável, por isso é importante fazer todos os ajustes necessários antes de ligar o carro.
Os bancos têm no encosto, uma pequena curvatura, criada para acompanhar o contorno natural da coluna. É muito importante que sentemos com as costas toda apoiada no encosto do banco. Porém, as pessoas muito altas ou baixas acabam não ficando na posição correta. O ideal seria colocar uma pequena almofada na região lombar pra que a coluna possa se acomodar de acordo com o seu formato natural.
É bom também ajustar o banco pra que as pernas permaneçam o mais esticado possível, para facilitar a circulação sanguínea nas pernas.
O motorista deve ficar sempre atento ao segurar o volante, para não permanecer com os braços elevados acima da altura dos ombros, pois além de gerar de imediato desconfortos nos ombros e pescoço, pensando em longo prazo, isso pode causar lesões degenerativas nos ombros.
É importante ressaltar também outros cuidados simples, como por exemplo, não se sentar com a carteira de dinheiro no bolso traseiro da calça, pois isso faz com que fiquemos numa posição inadequada prejudicando principalmente a região lombar da coluna.
 Além desses cuidados que devemos ter diretamente relacionados com a permanência em si dentro dos veículos, é importante estarmos conscientes de que devemos arrumar um tempo para cuidarmos de nosso corpo e nossa saúde, através de exercícios físicos regulares, como por exemplo, academia ou simplesmente caminhadas regulares, justamente para combatermos essa tendência ao sedentarismo intenso, que somos forçados a viver com o trânsito nas grandes cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre o assunto!!!