FAÇA PALESTRAS PARA SUA EMPRESA, CONTE COM NOSSOS PROFISSIONAIS!!!

terça-feira, 29 de maio de 2012

PASSAR MUITO TEMPO DENTRO DO VEÍCULO PODE SER PREJUDICIAL À SAÚDE

Dr. Daniel V. Gonzaga
Fisioterapeuta

"...Na realidade, na maioria das vezes, as dores são provocadas pela má postura da pessoa dentro do veículo (...) Todo indivíduo, principalmente o motorista, deve estar confortável, por isso é importante fazer todos os ajustes necessários antes de ligar o carro..."


É comum para os moradores das grandes cidades passarem muito tempo dentro do automóvel, e isso pode ser muito prejudicial à saúde. Podemos classificar em dois grupos os problemas causados pelo excesso de tempo de permanência dentro de um veículo; Os problemas gerados em curto prazo e os problemas gerados em médio e longo prazo.
Problemas gerados em curto prazo:
O tempo limite ideal pra passarmos dentro de um veículo seria de no máximo uma hora / uma hora e meia. Depois disso, o corpo começa a esboçar a necessidade de movimentos.
A principio a pessoa começa a sentir incômodo nas costas, no pescoço, uma leve dormência nas pernas. Passar horas seguidas atrás do volante pode resultar em várias dores pelo corpo. As consequências imediatas de permanecermos por muito tempo dentro do carro, refletem diretamente em nossos músculos e articulações, e estas dores no pescoço e na coluna vão se intensificando e se tornando cada vez mais

quarta-feira, 2 de maio de 2012

A ESCOLHA DO TRAVESSEIRO IDEAL


Dr. Daniel V. Gonzaga
Fisioterapeuta
"...De todas as posições para dormir, a melhor é de lado, pois mantém a coluna alinhada respeitando suas curvaturas fisiológicas..."


       As consequências de noites mal dormidas por causa de travesseiros errados, vão muito além do que apenas problemas com a coluna, pescoço duro e dolorido. Uma noite de sono inadequada não permite com que a pessoa chegue às fases mais profundas do sono, que são as responsáveis pela nossa recuperação física e mental. Além da pessoa de imediato sofrer com a sonolência durante o dia, o qual prejudicará em seu rendimento, em longo prazo aparece o déficit de atenção, problemas de memória, risco de doenças cardiovasculares, diabete e obesidade. O sistema imune fica prejudicado por não liberar determinadas substâncias de defesa que são secretadas enquanto a pessoa dorme profundamente, deixando a pessoa vulnerável a doenças e infecções.
Um dos principais fatores que contribuem para uma boa noite de sono, é a escolha correta do travesseiro. A escolha do travesseiro mais adequado vai depender da posição em que a pessoa está acostumada a dormir.

sexta-feira, 30 de março de 2012

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

"Usuários compulsivos de aparelhos eletrônicos podem apresentar problemas de saúde"

Dr. Daniel V. Gonzaga é entrevistado pelo Jornal de Itatiba-SP, sobre o tema "Usuários compulsivos de aparelhos eletrônicos podem apresentar problemas de saúde".


Leia a matéria online (abaixo):
Obs.: Para visualizar a página completa, clique em "Fullscreen" no canto inferior à direita do arquivo.

View more documents from fisiogonzaga.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

PESO DAS MOCHILAS


Dr. Daniel V. Gonzaga é convidado a falar sobre o peso das mochilas em entrevista à Rádio, onde foi falado sobre a preparação para a volta às aulas.


Ouça o áudio completo da entrevista.




terça-feira, 17 de janeiro de 2012

SEDENTARISMO X CAMINHADA

Dr. Daniel Vicente Gonzaga
Fisioterapeuta


"...Caminhar diariamente é um ótimo exercício para deixar o corpo em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento..."

Hoje em dia temos uma vida mais fácil e prática comparado com a geração de nossos pais. Para assistir televisão, não precisamos levantar do sofá ao mudar o canal, pois usamos o controle remoto. Para ir à padaria ou ir ao trabalho não precisamos mais ir andando, vamos de carro. No shopping não precisamos mais subir as escadas, basta pegar o elevador ou escada rolante. Com todas estas facilidades e comodidades, queimamos bem menos calorias do que deveríamos, e com isso vem crescendo significativamente o que chamamos de sedentarismo e obesidade.
 Com o sedentarismo e a falta de exercícios e atividades físicas, o Brasil vem tendo um crescimento considerável de pessoas obesas. Quase metade dos brasileiros é obeso, sendo os homens em maior proporção, 47,3% contra 39,5% das mulheres.